CALIBRAGEM DE VALVULAS

Talvez, uma das principais regulagens mecânicas de um motor seja a de válvulas. Elas são responsáveis pela precisão na admissão e escapamento da mistura de combustível e ar do motor. Isto significa potência e boa carburação do motor. Como sabemos a grande maioria dos motores utilizados atualmente são de 4 tempos (Admissão, compressão, expansão e escape), durante o ciclo podemos notar a atuação de duas válvulas uma de admissão (responsável pela admissão de ar nos motores Diesel ou da mistura ar-combustível nos motores Otto) e outra de escape. A abertura de fechamento das válvulas no momento correto são imprescindíveis para um bom funcionamento do motor.

Como podemos ver na ilustração acima, o responsável pelo sincronismo de abertura e fechamento das válvulas com os pontos mortos dos pistões é o comando de válvula que é ligado ao virabrequim. O vai e vêm do trabalho das válvulas acaba por provocar o desgaste das pastilhas, sustentadas por molas que permitem esse movimento. A calibragem compensa a fadiga das molas. Nos carros com tucho mecânico, a calibragem das válvulas necessita de um procedimento manual e deve ser feita a cada 20 mil quilômetros. Os modelos mais antigos precisam de verificação mais freqüente. Nos carros fabricados a partir de 1999, esse problema não existe. A regulagem dos tuchos hidráulicos é feita com a pressão do óleo.

Segue um procedimento de calibragem de válvulas:

Para regular as válvulas, temos que estar com motor frio. Retire a tampa de válvulas do motor com cuidado. Gire o motor, passando a hélice pelo ponto inicial da compressão, que comparando com os ponteiros do relógio, seria às 3 horas. Pare a hélice em equilíbrio, no ponto morto superior (12 horas). Desta maneira, notará que os dois balanceiros (admissão e escape) estarão livres (folgados). As duas válvulas deverão estar completamente fechadas. Solte a porca que trava a regulagem dos prisioneiros de válvulas, deixando estes livres para serem rodados. Apertando o prisioneiro, diminuímos a folga entre a válvula e o balanceiro. Desapertando, aumentamos a referida folga. Utilizamos dois calibres (lâminas) de 0,04mm e outro de 0,1mm.

Passamos primeiramente a lâmina de 0,04mm. Esta deverá passar livremente entre a folga do balancim com a válvula). A lâmina de 0,1mm não pode passar pela abertura entre as peças. A mais espessa só passará entre as peças se “apertar-mos” esta lâmina,  entre as peças, ou seja, a de 0,04mm passa com tranqüilidade e a de 0,1mm só passa se forçada. Após o término do procedimento com as lâminas (calibres), com muito cuidado, aperte a porca que trava o prisioneiro, segurando o mesmo com a chave “Allen” ou de fenda, conforme o usado no motor. Ao apertar a porca, não podemos tirar o prisioneiro do ponto de regulagem que obtivemos anteriormente. Retire as ferramentas utilizadas e gire a hélice do motor duas ou mais vezes. Pare novamente no ponto morto superior após a compressão e reconfira se a regulagem com as lâminas não foi alterada, devido ao aperto das porcas dos prisioneiros. Terminado as etapas acima, feche a tampa de válvulas, conferindo o aperto dos parafusos. Ligue seu motor, como de costume e confira as regulagens das agulhas de alta e de baixa. Deixe sempre a mistura de combustível “rica”, para promover uma boa lubrificação e refrigeração do seu motor 4 Tempos, que normalmente trabalha mais quente que um 2 Tempos.

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5 respostas para CALIBRAGEM DE VALVULAS

  1. Tiago Moura disse:

    Sempre faço eu mesmo a regulagem das valvulas do motor da minha moto, e o melhor, é que faço com muito prazer.

  2. Sérgio NS disse:

    Parabpens pela rica explanação.Aprendi muito.

  3. EU TENTEI FAZER MAS NAO SEI SE FICOU BOA

  4. TENTEI CALIBRA SO NAO SEI SE FICOU BOM MAS O IMPORTANTE E QUE EU FIZ E VO CONTINUA TENTANDO
    OBRIGADO

  5. vlw aprendi deu certinho……

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